terça-feira, 27 de outubro de 2009

São empossados os novos conselheiros do GCMI 2008

São empossados os novos conselheiros do GCMI



22/02/2008 - Conselho Municipal do Idoso


Na tarde desta quinta-feira, dia 21 de fevereiro de 2008, autoridades estiveram reunidas na Câmara Municipal de São Paulo para a posse da mais nova diretoria da Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI), composta por 45 conselheiros. Todos acima de 60 anos.

As votações para o Conselho aconteceram no dia 1º de dezembro de 2007, numa eleição democrática que aconteceu em todas as sedes das 31 sub-prefeituras da Capital.

Compareceram às urnas 2.618 pessoas e os votantes, também maiores de 60 anos, elegeram com 499 votos, Antônio Santos Almeida, representante da Zona Leste, como o Presidente do Grande Conselho. (Confira no final do texto todos os conselheiros efetivos de todas as regiões).

Vale destacar a importância do Conselho, que tem o objetivo de criar e implantar ações para o atendimento aos problemas seguindo as diretrizes do Estatuto do Idoso. Além disso, é dever deste órgão trabalhar para defender e representar a Causa dos Idosos no Município de São Paulo, orientando-os sobre os seus direitos e deveres dentro da cidade.

Para que um idoso faça parte desta iniciativa e seja eleito, ele passa por um curso enfocando suas reais funções e ações que devem ser implantadas para o perfeito, além de prestar atendimento às soluções dos problemas, obedecendo ao próprio Estatuto.

Os mesmos tomarão conhecimento sobre a Secretaria Municipal de Participação e Parceria, através da Coordenadoria do Idoso, participarão ainda de palestras relacionadas ao envelhecimento, saúde e demais assuntos.

Fizeram parte da mesa solene: o Secretário Municipal de Participação e Parceria, Ricardo Montoro; o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro; Sra. Elizabete Maria da Silva Missio, da Coordenadoria do Idoso; o presidente da Câmara e vereador José Ferreira Zelão; os vereadores José Américo, Bito Custódio, Cláudio Prado, Mário Dias, Myryan Athie e Toninho Pereira.

A ex-presidente do GCMI, Irene Cruz Annes da Silva, também estava presente para dar posse ao seu sucessor.

PROJETOS PARA OS IDOSOS

O Secretário Ricardo Montoro, em seu discurso, ressaltou os trabalhos do Conselho dos Idosos. Segundo ele, este órgão tem o objetivo de ajudar na inclusão deste público. “É dela a iniciativa de projetos como o Cine Maior Idade, as Oficinas de Artes que são executadas em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento Social, através do programa Ofício Social, além das atividades recreativas e esportivas, como os Jogos Regionais do Idoso, que neste ano está previsto para acontecer entre os dias 14 e 18 de Maio”, lembrou o Secretário.

Ricardo Montoro enfatizou ainda os novos projetos para este ano, como o “Idoso Ajuda Idoso”. Ele explicou que este programa é destinado aos Idosos que queiram desenvolver um trabalho voluntário com outros idosos residentes em Instituições de Longa Permanência ou com idosos de sua própria família. “A Previsão para o início destes cursos é em abril deste ano, no Auditório da SMPP”, prometeu.

Ricardo aproveitou ainda para lançar o Disque Idoso, que visa proteger essa parcela da população contra a discriminação, humilhação, lesão corporal, expor a perigo a integridade e a saúde, dificuldade ao acesso a cargos públicos, recusa de atendimento em geral, apropriação de bens e coação. Atualmente, as ligações podem ser feitas pelo número no 156.

METAS

O número de brasileiros com mais 60 anos atingiu a marca de 15 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Só em São Paulo este número é de 1 milhão e 100 mil, sendo que a tendência é de que este número dobre nos próximos 20 anos.

Daí a importância de ações que visem à inclusão desta importante parcela da população.
Partindo deste ponto, o Secretário disse que a sociedade deve se preparar para esta nova realidade. “O Poder Público tem um papel a cumprir neste sentido ao definir políticas públicas capazes de refletir esta nova realidade, propondo a inclusão dos mais velhos em todos os setores da sociedade”, afirmou Ricardo Montoro.

A SMPP, por meio do Conselho Municipal do Idoso, tem o objetivo de representar os idosos junto à Administração Pública Municipal. Criado em 1992, este Conselho tem a finalidade de propor políticas públicas de proteção e assistência aos idosos.

POSSE DOS CONSELHEIROS

Secretaria Executiva
Presidente: Antônio Santos Almeida
Vice-Presidente: Waldir Betoni
1° Secretária: Maria Lourdes Ximenes
2°Secretária: Thereza Monteiro Marchesini
Vogal: Sebastião Apolinário da Silva

Região Centro
Conselheiro Efetivos: Maria Eliete de Souza, Rosa Braz Quinhoneiro, Douglas Naylor Lopes, Maria Russo, Bartolomeu Costa Menezes.

Região Norte
Conselheiro Efetivo: Terezinha Euzébio Vasques, Marcel Thomé, Arlindo Rodrigues da Silva, José Américo de Souza, Maria Aparecida Vilches.
Conselheiros Suplentes: Maria Lija Rosa, Maria Aparecida Alves Dias, Rose Mary Luiza da Silva.

Região Sul
Conselheiro Efetivo: Plínio Walder Prado, Maria Gabriela Nomoto, José Feliciano, Narciso José Santaella, Josefa Maria dos Santos.
Conselheiro Suplente: Hilda Jacinto, de Oliveira, Ana Maria Pereira, Ercilia Marchi dos Santos.

Região Leste
Conselheiro Efetivo: Maria Aurora Skromovas, Justina Victória Dulcidio F. Ferraz, Neide Duque Silva, Katsuhiko Fujita (Roberto Japonês), Orlando Francisco.
Conselheiro Suplente: Nair Alves Oliveira, José Pedro Fernandes, Maria Aparecida de Andrade.

Região Oeste
Conselheiro Efetivo: Dirce LOURENÇO DE Moraes, Mítico Sato, Maria Antônia Crispim, Ruth Altamiro Lavadenz, Antônio Zanata.

Conselheiros Suplentes: Wilson Alves de Castro, Neuza Maria Moraes, Valter Pezzine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário