terça-feira, 27 de outubro de 2009

CLIPPING ELETRÔNICO – ACS – SPTRANS - Entrevista - Participação de Maria Antonia Crispim, Conselho Municipal do Idoso - 2003.

CLIPPING ELETRÔNICO – ACS – SPTRANS

Secretaria de Comunicação e Informação Social - Serviço de Rádio e TV Escuta

Veículo: TV Cultura - Prog.: Diário Paulista - 04/06/03 - 19h12 - Op.: Elisete/Vera

Matéria: IDOSOS RECLAMAM DA ACOMODAÇÃO NOS TRANSPORTES.

MADELEINE ALVES: A cena é comum os ônibus da Capital. Idosos mau acomodados no pouco espaço na parte da frente dos veículos é que eles não pagam passagem, por isso não podem passar pela catraca.

EDERSON GRANETTO: Para evitar isso, a Prefeitura está implantando o sistema de bilhetes eletrônicos que vai permitir aos idosos ficar em qualquer lugar do ônibus.

PAULO CASTILHO – REPÓRTER: Dona Maria, 76 anos, pega diariamente de 3 a 4 ônibus. Ela se beneficia da lei que garante aos idosos o transporte público gratuito, mas reclama da falta de conforto.

MARIA ANTONIA CRISPIM – CONSELHO MUNIC. IDOSO: É, porque agora não é horário de pico então tem lugar aqui na frente, mas quando é horário de pico não temos lugar na frente. Então nós ficamos muito apertados e não tem lugar para sentar.

REPÓRTER: E nos ônibus menores, ainda é pior essa situação?

MARIA ANTONIA CRISPIM – CONSELHO MUNIC. IDOSO: Nos menores ainda é pior, porque não pode nem ficar de pé.


REPÓRTER: Para evitar esse tipo de problema, com a implantação do novo sistema de transporte público na Capital, a Prefeitura está instalando nos veículos catracas eletrônicas e bilhetes especiais como este. Assim, os idosos poderão ter acesso a todos os bancos dos veículos. Só que apenas 3500 dos 10 mil ônibus de São Paulo têm esse sistema.

GERSON BITTENCOURT – PRESID. SPTRANS: Nós pretendemos até o final do mês que vem, até o final de julho, instalar as catracas em todos os ônibus da Cidade de São Paulo, aos demais, então das lotações das cooperativas, no final do ano.

REPÓRTER: Outra reclamação de dona Maria em relação às Vans é que dificilmente para os idosos.


MARIA ANTONIA CRISPIM – CONSELHO MUNIC. IDOSO: Eu tenho uma amiga que ela diz que não consegue tomar Van. Ela precisa pedir para uma pessoa jovem para parar, para ela poder entrar, porque eles não param para ela, porque ela é de idade.


REPÓRTER: Então fica difícil usar a Van?

MARIA ANTONIA CRISPIM – CONSELHO MUNIC. IDOSO: É muito difícil. Para mim já duas vezes não pararam.

GERSON BITTENCOURT – PRESID. SPTRANS: Nesse caso o usuário seja qual for, deve anotar a reclamação, esperar novo veículo e comunicar a São Paulo Transporte através do telefone 156 ou 158 para que a gente possa adotar as providências necessárias.

REPÓRTER: Apesar das deficiências a senhora acredita que o novo sistema de transporte vai beneficiar o idoso, vai depender do que?

MARIA ANTONIA CRISPIM – CONSELHO MUNIC. IDOSO: Vai depender da implantação. Se a implantação for boa vai beneficiar muito o idoso. Então o que precisa é isso, implantar o quanto mais urgente possível.

MADELEINE ALVES: O cartão que garante ônibus gratuito para idosos, valem para mulheres com mais de 60 anos e homens acima de 65 anos. O cartão vai ser retirado na Subprefeitura da região do morador e os documentos exigidos são: cópia do RG, comprovante de residência e CEP – Código de Endereçamento Postal.


Fonte:

http://www.sptrans.com.br/clipping_anteriores/2003/junho2003/clipping060603/pagina1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário