domingo, 25 de outubro de 2009

Feliz com as rugas que se tem




Feliz com as rugas que se tem


É fato. Aquele que aceita com bom humor as mudanças do tempo e cuida da aparência, sente-se mais confiante, conquista a admiração das pessoas ao redor, melhora sua qualidade de vida e vive mais.


POR RENATA AFONSO
FOTOS ANDRÉ MOURA



“Me sinto com 40 anos”

Maria Antonia Crispim acorda cedo. Cinco e meia da manhã já está de pé. Toma banho, faz o café e vai para a rua. Aos 80 anos, ela tem uma rotina agitada. Três vezes por semana, durante duas horas, joga vôlei na companhia de amigos.

“Não tenho tempo para cuidar de netos”, confessa. Os colegas do esporte também são parceiros nas incontáveis festas que a aposentada Maria Antonia participa ao longo do ano: concurso de miss terceira idade, festas juninas, bailes e até desfiles de carnaval. Os quatro filhos, dez netos e seis bisnetos aprovam a maratona da aposentada, viúva há três anos. “No trabalho, meus filhos e netos contam como eu sou e todo mundo gosta”, diz orgulhosa. Com tanto convívio social, Maria Antonia faz questão de estar sempre bonita. De quinze em quinze dias, pinta os cabelos para esconder os fios brancos que insistem em aparecer e faz as unhas das mãos e dos pés. “Não saio de casa sem um batom”, conta, revelando a vaidade. Maria Antonia também é fã de cremes. Compra vários ao mesmo tempo e não descuida da pele. Tem um para cada parte do corpo e os usa diariamente. Costuma dizer que toma um banho de água e outro de creme. “Faz bem para a cabeça me cuidar. Não me acho velha, não me entrego. Me sinto com 40 anos”.

O BRASIL ESTÁ ENVELHECENDO

No início do século 20, a expectativa de vida do brasileiro era de 33 anos, hoje essa média subiu para 71,7 anos, segundo dados de 2004 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Vive-se mais e de forma diferente. Antigamente, os idosos, quando se aposentavam, ficavam apenas descansando ou cuidando de netos. Hoje, é comum ver pessoas com 70, 80 ou 90 anos de idade com uma vida social agitada e preocupadas com a aparência. E isso faz toda a diferença na qualidade de vida.


PROJETO RESGATA A AUTO-ESTIMA DA MULHER


O projeto Afrodite foi criado pela equipe do Ambulatório de Sexualidade no Climatério da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O objetivo é resgatar a sensualidade e a atividade sexual da mulher. São 12 encontros em grupo, uma vez por semana. O atendimento é gratuito e feito por ginecologistas, psicólogos e fisioterapeutas que abordam assuntos como auto-estima, relacionamentos, parceiros, entre outros.

A especialista Mara Pusch, coordenadora da Psicologia do projeto, diz que as mudanças nas mulheres são visíveis. “No início, elas vão aos encontros de chinelo, cabelo por pintar, sem batom. Nos últimos dias, aparecem bemvestidas, de salto alto e maquiadas. Elas mudam durante o processo e sua aparência também”, ressalta. Ao final, as participantes são maquiadas por profissionais e fotografadas.

A atividade é chamada de “Espelho Mágico”. Todas levam as fotos para casa, mas as que autorizam têm as imagens divulgadas em uma exposição. “É fundamental não esquecer que elas são mulheres, com um corpo diferente, mas mulheres, e querem se sentir bonitas e desejadas”, conclui a psicóloga Mara Pusch.
Mais informações: (11 5549-6174).

FONTE:
http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/50/artigo54707-2.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário